6 dicas de como montar um delivery
Como montar um delivery
Para alcançar esses resultados positivos no seu delivery, não basta contratar motoqueiros e sair fazendo entregas desordenadas ou somente se cadastrar em um aplicativo sem planejamento. O descontrole pode ter um efeito contrário, gerar prejuízos e clientes insatisfeitos.
Veja como montar um delivery e os passos que não pode ignorar.
1. Planeje
O planejamento é a principal etapa de um negócio, toda e qualquer mudança ou estratégia precisa começar pelo planejamento. Você precisa definir os canais que utilizará no seu delivery, qual será a sua região de atendimento, cardápio, plataforma ou sistema para gerenciar esses pedidos e definir qual empresa realizar suas entregas.
2. Faça uma análise da concorrência
Avaliar a concorrência é necessário para que ofereça serviços melhores. Será importante identificar o preço praticado pelos concorrentes, se cobram pelas entregas, o tempo que levam para finalizar o pedido e os produtos disponibilizados.
Lembrando que nem sempre ser melhor que o concorrente é ser o mais barato. Muitos clientes buscam por proposta de valores, rapidez e uma boa experiência no atendimento.
3. Contrate uma empresa responsável para realização das entregas
Para quem está começando no ramo do delivery, é essencial ter a ciência que a melhor opção para que as entregas sejam rápidas e eficientes é contratando uma empresa de entregadores terceirizada, Além de sair mais em conta, você pode optar por contratá-los por hora ou chamá-los somente quando surgir um pedido.
Então consulte a empresa a ser terceirizada e conseguirá alinhar melhor as demandas e rotas, além da quantidade de profissionais disponíveis.
4. Garanta produtos de qualidade
Não é só o setor alimentício que usa o delivery. Qualquer tipo de comércio pode montar um delivery, mas um fator deve ser unânime: a qualidade e integridade dos produtos. Será necessário cuidar das embalagens e do transporte.
Alimentos e produtos que chegam amassados, abertos ou revirados prejudicam a sua imagem e a satisfação do cliente. Além disso, se for do setor de alimentação, preze pela qualidade dos pratos como se o cliente estivesse no seu estabelecimento. Não faça nada às pressas para atender mais clientes.
5. Acompanhe todo o processo produtivo
O processo do delivery precisa ser muito organizado para não fazer entregas erradas ou prejudicar o tempo de entrega e qualidade dos produtos. As tarefas precisam ser distribuídas de maneira eficiente.
Se a mesma pessoa responsável por receber e gerenciar os pedidos for a que prepara o alimento ou o produto, certamente haverá problemas. Então, conheça e acompanhe de perto todo o fluxo de trabalho do delivery, desde o recebimento do pedido até a entrega para o cliente.
Assim, você será capaz de identificar algum problema ou falha no meio desse caminho e solucioná-lo antes que prejudique a satisfação do consumidor. Também é fundamental capacitar a sua equipe para alinhar objetivos e ter um time eficiente.
6. Utilize as mídias sociais para divulgação
Depois de montar o delivery e organizar todo o processo, é o momento de fazer a divulgação para que os clientes saibam desse serviço. As mídias sociais são as melhores ferramentas para isso, pois têm um bom alcance e ainda trabalham no engajamento do seu público.
Se você tiver o contato de clientes, por exemplo, pode utilizar o WhatsApp Business para enviar informações sobre o delivery, como horários de entrega e taxas. O Facebook e o Instagram são locais indispensáveis e que a empresa precisa estar, pois são canais que a maior parte dos seus clientes utilizam.
Publicar o cardápio das entregas e informações do delivery; folders com promoções e ofertas exclusivas para os seus seguidores também é uma ótima opção. Além disso, se tratando de serviços online, é importante considerar estratégias de marketing omnichannel.
Entender como montar um delivery vai além de somente contratar entregadores e receber pedidos. Organize o fluxo das solicitações, avalie os valores dos produtos e da entrega e veja o que os seus concorrentes estão praticando para oferecer melhores serviços e, assim, fidelizar clientes.